O uso indiscriminado de xaropes comerciais dificilmente traz benefícios e muitas vezes atua como agravante para os problemas respiratórios. Alguns viciam, principalmente os que contém codeína, componente que se transforma em morfina no organismo.
Outros xaropes inibem a tosse, são os "antitussigenos", que acabam dificultando o reflexo natural do pulmão de expulsar catarro e secreção (Cuidado mamães!), tornando a criança muito mais suscetível a perigosos processos infecciosos.
Alguns alimentos apresentam benefícios ao sistema respiratório, o xarope caseiro abaixo aumenta a resistência dos órgãos respiratórios sem causar danos e é muito bem aceito pelos pequenos!
Ingredientes (encontrados em lojas de produtos naturais)
- 50g de cambará do campo
- 50g de poejo fresco
- 200g de nabo ralado
- 200g agrião
- 50g de semente de mamão
- 30g de flor de laranjeira
- 20 gotas de extrato de própolis a 30%
- 100g manjericão fresco
Modo de Preparo
Junte todos os ingredientes numa panela de vidro com 2 litros de água e leve ao fogo, deixando ferver até que o liquido se torne espesso. Tire do fogo e coe, amassando com uma colher até restarem apenas as fibras vegetais. Torne a ferver a mistura, dessa vez até que o xarope se reduza à cerca de 1/2 litro. Deixe esfriar, adoce com mel puro de abelhas e guarde em um vidro esterilizado. (Atenção!) Bebês e lactantes devem tomar este xarope apenas após 1 ano de idade com recomendação médica.
(BONTEMPO,2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário